Museu Histórico Municipal de Paracatu
Pedro Salazar Moscoso da Veiga Pessoa
A história do Museu Histórico Municipal Pedro Salazar Moscoso da Veiga teve início muito antes de sua inauguração oficial, em 2000. Instalado em um elegante casarão centenário, construído em 1902 para abrigar o Mercado Municipal de Paracatu, o museu carrega consigo uma rica trajetória.
Nos séculos XIX e XX, Paracatu dependia fortemente da agropecuária, o que motivou a Câmara Municipal a iniciar, em 1872, as discussões sobre a criação de um mercado público. No entanto, a concretização só veio três décadas depois, com a inauguração do Mercado Municipal, em 1903.
O terreno escolhido situava-se próximo à Casa de Câmara e Cadeia, em uma localização privilegiada. Ali, o mercado funcionava como centro de comércio e distribuição de produtos agrícolas, transportados até a zona urbana em carros de boi e a cavalo.
Ao longo dos anos, o edifício foi sede de várias instituições, como a Prefeitura Municipal, a Secretaria de Educação, a Inspetoria Regional de Ensino e o Tiro de Guerra. No entanto, Paracatu ainda carecia de um espaço dedicado a preservar sua rica herança cultural.
Sentindo essa necessidade, os próprios cidadãos formaram, em 1992, a Comissão Pró-Museu, que defendia a criação de um museu na cidade. Assim, o antigo prédio do Mercado Municipal foi restaurado e adaptado para se transformar na sede do Museu Histórico Municipal de Paracatu, inaugurado em 30 de junho de 2000.
Mas a história não para por aí. Em 2020, o Museu do Bordado, situado ao lado do Museu Histórico, foi criado para exibir as obras das talentosas bordadeiras de Paracatu, que retratam nos seus bordados os belos patrimônios da cidade.
Após duas décadas de funcionamento, o museu passou por uma reestruturação completa. O prédio foi restaurado e uma nova expografia desenvolvida, oferecendo aos visitantes uma exposição renovada e fascinante, que narra a história do município sob diferentes perspectivas.
A exposição retrata o povo, a arquitetura, as ciências, a economia, o patrimônio e a cultura da cidade ao longo dos séculos, proporcionando uma viagem envolvente pela alma e memória de Paracatu.